Saladorama - Alimentação saudável é direito, não privilégio.

A project by Instituto Saladorama

Somos o primeiro negócio de impacto social com a missão de democratizar o acesso à alimentação saudável e de qualidade no Brasil.
O Saladorama é o primeiro negócio social com a missão de democratizar o acesso à alimentação saudável e de qualidade no Brasil. Atuamos com foco no público residente em periferias (em especial, mulheres) através da promoção do acesso a alimentos mais saudáveis e da educação nutricional. Tornando os beneficiados aptos a empreenderem seus próprios negócios de produção e distribuição de alimentos saudáveis, a preços acessíveis, em suas comunidades. Atuamos no Brasil, atendendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, promovendo a conexão de pequenos produtores locais à demanda advinda da periferia, por meio de ações conjuntas e articuladas de mapeamento territorial, em parceria com as prefeituras municipais, e com o investimento estratégico e financeiro proporcionado por grandes empresas privadas com sedes locais.
O projeto teve início em 2015. Nasceu a partir da percepção do Hamilton Silva, morador de uma comunidade do Rio de Janeiro, que teve a oportunidade de trabalhar num espaço de colaboração na Zona Sul da cidade. Nesta ocasião ele pode observar que a alimentação praticada pelas camadas mais ricas da cidade era muito distinta da que era oferecida nas comunidades. Ao estudar as causas e efeitos deste fato o Hamilton observou que a ausência de alimentos de qualidade nutricional nas comunidades era um dos principais fatores responsáveis no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (Obesidade, Diabetes e Hipertensão), neste público. Então o Saladorama nasceu como uma ferramenta de utilidade pública, no acesso a alimentos mais saudáveis para os públicos em maior situação de vulnerabilidade social. Formamos mais de 400 mulheres, residentes em comunidades. Nossas operações movimentaram 1.2 mil reais em relações comerciais nas periferias. Acompanhamos 21 novos negócios de alimentação criados após a nossa formação. Em parceria com as prefeituras municipais estamos monitorando os benefícios a saúde comunitária advindos do acesso a melhor alimentação.
1. https://www.youtube.com/watch?v=EzHidVq2Zz8 2. https://www.youtube.com/watch?v=xF61bTi_gGU 3. https://www.youtube.com/watch?v=-BsBj1uiYuU&t=22s

About the Organization /Team

Somos um negócio social hibrido. Composto pelo Instituto Saladorama e o Saladorama Brasil LTDA.
Nossa equipe gestora é composta por:
Hamilton Henrique: Graduando em Marketing pela Universidade Mackenzie. Vencedor do Prêmio empreendedor Social de Futuro 2017, promovido pelo Jornal Folha de São Paulo.
Isabela Ribeiro: Designer e Analista de Sistemas. Pós-Graduanda em Negócios de Impacto Social pelas FESP. Vencedora do Prêmio Grandes Mulheres 2017, promovido pelo Facebook.
Mariana Fernandes: Nutricionista. Pós-Graduada pela UFRJ.

Juntos fomos vencedores do Prêmio Incluir 2017, promovido pelo PNUD/ONU Brasil, na categoria Excelência na Cadeia de Valor.

MAP
Project CategoryConnector
Realated SDGs
2 Zero Hunger 3 Good Health & Well-Being 8 Decent work and economic growth 10 Reduced Inequalities 11 Sustainable Cities & Communities 12 Responsible Consumption & Production 17 Partnerships for the Goals